Sobre o Inumeráveis

Maria Josefa Oliveira do Nascimento

1959 - 2020

Sinônimo de mulher que nunca fugiu da luta.

Guerreira, como sua filha Dayse conta, sempre achou um jeito de ganhar dinheiro e cuidar dos seus. "Vendeu de bijuterias a tapetes", revela Dayse.

Isso porque Josefa tinha sua família como sua principal preocupação. "Ela sempre mandava uma mensagem perguntando como estávamos, nunca deixava nos faltar nada", continua Dayse.

Esse afeto refletia em seus dotes culinários. Maria pilotava um fogão como ninguém! Sua especialidade? "Sua sopa, claro! Não tinha quem não a elogiasse", revela sua filha. Seu tempero especial era, provavelmente, essa atenção desmedida que ela investia em tudo que fazia.

Essa determinação é hoje a mais valiosa herança que seus três filhos herdaram. A "Guardiã da Fé", como era conhecida, virou a mais bela estrela do céu — não sem antes deixar muitas saudades aos que ficaram.

Maria nasceu em São Bernardo do Campo (SP) e faleceu em São Bernardo do Campo (SP), aos 61 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Maria, Dayse Oliveira do Nascimento Viana. Este tributo foi apurado por Samara Lopes, editado por Gabriela Monteiro, revisado por Lígia Franzin e moderado por Gabriela Monteiro em 1 de agosto de 2020.