Sobre o Inumeráveis

Maria Socorro Silva

1955 - 2021

Sempre disposta a ajudar todos que a procurassem, era o tipo de mãe que era mãe de todo mundo

Muito cedo, aos 12 anos, Dona Maria teve que aprender a cuidar. Por ser a irmã mais velha de cinco irmãos, tornou-se responsável pelos cuidados dos mais novos após a partida da sua mãe.

Mesmo com esse enorme desafio, não deixou que as dificuldades da vida a impedissem de seguir a sua trajetória e construir uma família. Casou-se com Valdomiro, pai de seus três filhos, Alexandre, Alessandro e Aline. E foi ao lado deles que transformou uma casa simples em um lar cheio de amor.

Durante um período de sua vida, seguiu trabalhando nas atividades do lar de sua família. Depois de um tempo, tornou-se diarista. “Aquelas diaristas disputadas entre as patroas. Amiga, companheira e muito confiável”, conta a sua filha, Aline.

Em 2006, a vida trouxe uma tristeza para a vida de Dona Maria, a morte do seu esposo por causa de um infarto, aos 55 anos. Valdomiro era a sua base, mas ela, como sempre sendo uma mulher muito forte e batalhadora, seguiu a sua jornada e ajudou a unir ainda mais a sua família.

Para a sua filha Aline, um dos momentos mais especiais da sua vida aconteceu por causa da sua gravidez. “Fui mãe muito jovem, aos 14 anos. E no dia do meu parto, era ela que estava ao meu lado me acalmando e massageando as minhas costas para relaxar. Um momento que jamais sairá da minha cabeça”, conta.

Uma pessoa simples, mas com um enorme coração, Dona Maria sempre será lembrada pela mulher forte, batalhadora, presente na vida dos seus filhos e extremamente generosa com todos que cruzaram o seu caminho.

Maria nasceu em Paranávai (PR) e faleceu em Pinhais (PR), aos 65 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Maria, Aline Silva dos Santos. Este tributo foi apurado por Rayane Urani, editado por Aline Mariane Fernandes, revisado por Ana Macarini e moderado por Ana Macarini em 28 de julho de 2022.