Sobre o Inumeráveis

Maria Zélia Seabra dos Santos

1947 - 2020

Uma fonte inesgotável de amor, sabedoria e dedicação. Uma mulher à frente do seu tempo.

Um ser humano singular. Cheia de vida e de múltiplos talentos. Dona de um sorriso encantador, de um coração gigante e de uma força capaz de mover montanhas.

Jornalista pela UFJF, formada numa época onde a sociedade ainda acreditava que “lugar de mulher era na cozinha”. Mas para ela não, sabia que seu lugar era aonde quisesse. E fez da sua voz inspiração para muitos outros, por longos trinta e cinco anos, até se aposentar.

Casada há trinta e sete anos com o Eduardo. Ao seu lado viveu o amor e partilhou momentos únicos. “Uma mãe extremamente dedicada, uma esposa amorosa. Seu amor é incondicional. Por mim, pela Ana e pelo Bruno. Ana trabalha conosco, e mamãe a considera como irmã. Bruno é o filho da Ana e afilhado da minha mamãe”, conta o filho Bernardo.

Falar sobre ela é falar sobre o presente, no presente. É saber que seu corpo se foi, mas sua humanidade e seus ensinamentos permanecem vivos em cada um que partilhou ao seu lado. Afinal, o amor não encontra fronteiras físicas.

“Ela adora ouvir música, dançar e enfeitar a casa, principalmente no Natal. Ama o frio e adora um bom chocolate quente. Tudo sempre devidamente registrado, já que selfie é com ela mesma. Escrevo os gostos dela no presente, pois acredito que morremos apenas fisicamente, e que nossos gostos não mudam em outras dimensões”, relembra Bernardo.

Uma outra paixão, descoberta durante a pandemia, estava na cozinha. Lá ela era a especialista e se aventurava cozinhando “bolos deliciosos”. Assim que prontos, registrava seus experimentos e compartilhava-os em suas redes sociais.

Definitivamente, uma mulher à frente do seu tempo. Dona de um legado inspirador e de lindas histórias que seguirão sendo compartilhadas por aqui.

Seu filho Bernardo finaliza a homenagem contando um pouco sobre a grandiosidade que a compunha: “Tantas Marias. De todas elas, Maria Zélia. Minha mamãe. O Universo hoje a tem. Uma mulher de fibra, mãe extremamente dedicada e profissional competente. Para todo sempre no meu coração. Na Terra e nas outras dimensões. Te amei ontem, te amo hoje e te amarei para sempre!”

Maria nasceu em Ponte Nova (MG) e faleceu em Niterói (RJ), aos 72 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelo filho de Maria, Bernardo Seabra Machado Soares. Este tributo foi apurado por Andressa Vieira, editado por Thiago Santos, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 31 de agosto de 2020.