Sobre o Inumeráveis

Midian Pedro dos Santos

1959 - 2020

Uma mulher doce e admirável, que amava orquídeas e deixa um exemplo de força e disposição.

As linhas abaixo são de Flavia Coelho dos Santos para sua tia Midian:

Era simplesmente amor! Carinhosa, meiga, amável, sempre querendo dar seu amor a todos, sem pensar. Era engraçada, divertida, topava tudo com a gente, sempre com uma disposição que era incrível. Sabe aquela pessoa que você não tem vontade de sair de perto, que te passa tudo de melhor? Sempre que quisesse um carinho, um abraço ou alguém que pudesse estar ali inteira para você, essa pessoa era a Midian. A palavra certa, o conselho certo, sempre era dela. O passado, para ela, era passado... Nunca se lamentava ou reclamava dele, dizia sempre que o que tivesse que enfrentar passaria sem reclamar.

Atrás de todo esse amor e carinho que distribuía tinha uma mulher forte, guerreira. Ficou viúva aos 40 anos e passou sua vida trabalhando e lutando sozinha para cuidar de tudo e dos seus cinco filhos. Sem qualquer ajuda fez de um tudo para vê-los criados, com a dedicação que não vemos em toda mãe. Pensava e se preocupava com cada um de uma forma diferente e carinhosa. Sempre alegre, otimista, enfrentava os piores problemas com um sorriso sempre no rosto, com uma fé e sabedoria que nunca entendíamos como ela conseguia. Dizia "Não adianta lamentar, temos que enfrentar e tudo se ajeita".

Amava seus cachorros, as plantas, todas... suas preferidas eram as orquídeas. Você foi sempre uma segunda mãe para todos nós, tia, nos amou como seus filhos! Busco um dia imaginar que serei uma pontinha de todo amor, sabedoria, fé e bondade que a senhora sempre foi e nos ensinou a ser. Todos os dias saudade, vamos ter que aprender que a pessoa que só tinha amor para dar não está mais aqui. "Te amo muito!!!" Como a senhora sempre dizia para a gente.

Agradecemos por termos vivido tantas coisas maravilhosas juntas! Muito, muito obrigada, pela pessoa que a senhora foi todos os dias! Eterna saudade de todos nós: sua irmãzinha, seus sobrinhos e filhos.

-

Midian era só amor. Uma de suas maiores alegrias era encontrar sua amada irmãzinha Nanci. Inseparáveis, passavam todo o tempo juntas, rindo e fazendo a todos rir, lembrando de bons tempos e de como aprontaram. As coisas que aprontavam juntas eram sempre lembradas no meio da família, onde mais gostava de estar.

Amava fazer os outros felizes, mesmo que ela mesmo não estivesse. Sempre com as palavras certas, um apoio, um carinho e até uma comidinha pra agradar.

Sua grande paixão, além de amar a vida, eram as plantas e flores. Por onde passava lá estava ela querendo trazer mais uma para casa.

Tinha sua patroa, onde trabalhou por 30 anos. Era como da família. Trabalhou e cuidou com muito amor, sempre muito preocupada em fazer o melhor.

Seu maior sonho era ver todos os seus filhos e netos bem e sempre ao seu redor.

Sua irmã Nanci declara seu amor: "Uma irmã, mãe, amiga e pessoa que deixa a todos cheios de saudade por todo amor que sempre foi e nos ensinou a ser. De sua irmãzinha que jamais vai te esquecer e toda a sua família".

Midian nasceu em Caraguatatuba (SP) e faleceu em São José dos Campos (SP), aos 61 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela sobrinha e pela irmã de Midian, Flavia Coelho dos Santos e Nanci Pedro dos Santos. Este tributo foi apurado por Lígia Franzin, editado por Júlia Paranhos, revisado por Luana Bernardes Maciel e moderado por Phydia de Athayde em 29 de janeiro de 2021.