Sobre o Inumeráveis

Mirian dos Santos Pinheiro

1946 - 2021

Sabia de cor o nome das plantas do Cerrado.

Ela amava o mar, a natureza, os animais. Podia ficar horas contemplando as árvores, as flores, os frutos e contando histórias da infância vivida na cidade de Catalão.

Essa é Dona Mirian, esposa do seu Wilton, por quem se apaixonou depois de sair do interior para estudar em Goiânia. Com ele, viveu uma união de quarenta e quatro anos e tornou-se mãe de Karine, Karlos Thiago e Kássius Lucas.

Dona Mirian dedicou mais de quarenta anos de sua vida ao Magistério e sempre foi referência como a melhor professora da escola. "Cresci ouvindo suas histórias de doação aos alunos. Tratava cada um de acordo com suas singularidades.", lembra a filha Karine. Servir a Deus era sempre o seu primeiro ensinamento.

Dona Mírian via beleza nos detalhes, fazia amizades com facilidade e tinha uma habilidade especial para arte como ninguém. "Seus crochês eram os mais perfeitos.", conta a filha.

Amante do mar, em especial das águas que banham Maceió, Dona Miriam amava viajar. Mas não só para o litoral. Foram muitas as histórias que contava das divertidas viagens que fazia para Catalão, sua terra natal, com o irmão "Bastião", para encontrar o restante da família, que sempre se reunia na casa da irmã Nice.

Sua vida se tornou infinitamente mais alegre com a chegada de Gael, seu netinho. "Ah, como ela amava o Gael!", diz Karine. A vovó amorosa aguardava ansiosamente as tardes de sábado para se encontrar com o neto. Estava sempre disposta a dar banho, brincar, dançar e ninar o menino. Chiquinha, a cachorrinha que era muito apegada à sua dona e não parava de segui-la pela casa, também vivia a mais plena felicidade com os cuidados e carinhos dispensados a ela por Dona Mirian.

Mirian nasceu em Catalão (GO) e faleceu em Goiânia (GO), aos 74 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Mirian, Karine Pinheiro dos Santos. Este tributo foi apurado por Danielle Lorencini Gazoni Rangel, editado por Danielle Lorencini Gazoni Rangel, revisado por Ana Macarini e moderado por Rayane Urani em 8 de novembro de 2021.