Sobre o Inumeráveis

Natalia Barbaresco Vendrame

1926 - 2020

Atravessou o oceano com seus filhos em busca de uma vida melhor.

Nonna. Mulher forte, mãe de cinco filhos, avó de oito netos e com quatro bisnetos.

Como muitos, no pós-guerra, deixou sua terra natal em busca de uma vida melhor. Aprendeu uma nova língua, trabalhava na agricultura, e aqui desenvolveu o seu dom de costurar. Costurava sonhos, os delas e os de outras pessoas.

Criou os cinco filhos, cuidou de seu jardim, que sempre tinha uma rosa bonita desabrochando ou uma plantinha pronta para curar alguma dor. Disse à neta uma vez: "faça o que for preciso, o que seu coração mandar, que ninguém, além de você, sabe o que é melhor pro seu filho."

Havia uma certeza de que ela ia comemorar os 100 anos. Em seu último aniversário, estava muito feliz com a presença da família, agradeceu muito, comeu seu bolinho, adorava um doce!

"Como se você precisasse agradecer alguma coisa né, vó. A gente é que sempre vai ser infinitamente grato por todo o seu amor e dedicação à família.", diz a neta Meris.

"Por trás de mim estão todos os meus ancestrais me dando força. A vida passou através deles até chegar a mim. E em sua honra eu a viverei plenamente." - Bert Hellinger.

Natalia nasceu na Itália e faleceu em São Paulo, aos 94 anos, vítima do novo coronavírus.

História revisada por Rayane Urani, a partir do testemunho enviado por neta Meris, em 2 de maio de 2020.