Sobre o Inumeráveis

Nazaré Gama

1946 - 2020

Professora que nos deixou um dever de vida: exercer a paciência como chave para todas as portas.

Professora de quê? Professora de tudo. Dona dos melhores ensinamentos, a profissional da educação tinha o dom de transmitir saberes que, muito além de intelectuais, eram verdadeiras lições de vida.

Nazaré foi mãe biológica de seis, mas quantos tiveram a honra de receber o carinho e amizade desta mãezona através das atitudes mais simples e rotineiras? É de se perder no cálculo e ter que incluir o infinito na tabuada!

Nada que a dedicação da mãe, esposa e avó não resolvesse; a amazonense conduzia a vida com muita graça. Graça pra fazer rir, mas também a graça divina de uma católica cheia de fé, que orava todos os dias.

Além das vestes brancas e da fita do apostolado - grupo religioso de sua preferência -, Nazaré levou consigo um amor que de tão grande também ficou. Ficou na sua família amada, nas suas plantas tão bem cuidadas e nas lições de uma professora que ensinou para além das salas de aula.

Nazaré nasceu Tefé (AM) e faleceu Manaus (AM), aos 74 anos, vítima do novo coronavírus.

História revisada por Irion Martins, a partir do testemunho enviado por filha Maria Rosalina Gama Martins, em 19 de maio de 2020.