Sobre o Inumeráveis

Nélia Silva Guedes

1935 - 2020

Orientava os netos em relação ao que era certo e ao que deveria ser recusado por corromper o caráter.

Esposa de Osvaldo e mãe de Zelma, Nevaldo e Junior, Nélia era dona de casa e valorizava os momentos de reunião familiar. Tinha o coração grande e era a força da família. Além do gosto pela costura, apreciava viajar, dançar e escutar samba.

No processo de formação dos netos como seres humanos, fez importante contribuição. Além de usar técnicas próprias e especiais para ensiná-los a andar de bicicleta - com arremesso de muletas à distância -, ainda os estimulava a correr atrás do que queriam.

Essa é uma carta aberta do neto Caio à sua avó querida, "sua véinha" Dona Nélia:

Com você aprendi o que é certo, a valorizar momentos em família, a correr atrás do que quero e de nunca aceitar o que irá corromper meu caráter. A saudade que sinto hoje é tripla, mãe, avó e madrinha, minha 'véinha', você é maravilhosa!

Minha vozinha, manda um beijo para todos aqueles que amo e que não posso mais abraçar, especialmente a tia Nilza, tá? No último dia dos avós lembrei-me de mais um último pedido a te fazer, mesmo sabendo que nem precisaria te pedir isso: venha nos ver sempre que quiser, e encha meu rosto de beijos assim como fazíamos quando estávamos no mesmo plano. Mesmo a não vendo, sei que de alguma forma irei sentir! Alivia um pouco da saudade. Prometo que pedirei sua benção como sempre fiz. Te amo demais minha vó, beijos e vá em paz minha véia.

Uma vez me disseram que o ciclo da vida é uma via de mão dupla, quando nascemos o mundo espiritual fica mais triste e nosso mundo terreno fica mais alegre. O céu com certeza está em festa.

Nélia e Osvaldo foram vítimas do novo coronavírus. Ela faleceu primeiro e, algum tempo depois, ele também partiu. Estão agora na lembrança da família e neste Memorial. Para conhecer a história do marido de Nélia visite a página de Osvaldo Guedes.

Nélia nasceu em Muritiba (BA) e faleceu em Salvador (BA), aos 84 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelos netos de Nélia, Caio Augusto Guedes Pereira e Carla Guedes Pereira. Este tributo foi apurado por Larissa Reis, editado por Marina Machado Pereira Lins, revisado por Lícia Zanol e moderado por Rayane Urani em 18 de junho de 2021.