Sobre o Inumeráveis

Nelson Chagas Junior

1969 - 2020

Apaixonado, fazia questão de ligar para sua namorada a caminho do trabalho, só para ter certeza de que ela estava bem.

Gostava de tomar café, muito café, e dizer "se melhorar, melhora", como um mantra para agradecer por acordar bem e evoluir a cada dia. Entre os familiares e amigos era conhecido como "Nelsinho", por ter o mesmo nome de seu pai. Tornava-se amigo e próximo de todos com facilidade, e sempre estava feliz. Todo fim de semana, visitava seus pais em Piracaia.

Amava ir ao mercado, principalmente utilizando os aplicativos de celular para ganhar promoções. Fazia questão de comprar seu café favorito e, também, ovos para fritar, já que era um dos seus pratos favoritos.

Em agosto de 2019, conheceu Eliane, com quem, já no dia seguinte, foi morar junto. Ao falar do amado, ela diz: "Bom, nós nos conhecemos e nos perguntamos se existíamos de verdade. Foi algo mágico. Parecia de outras vidas... e não nos largamos mais. Fomos morar juntos no outro dia e vivemos intensamente todos os momentos. Foram nove meses grudadinhos. Depois, conversávamos sobre a loucura que fizemos e faríamos o mesmo. Não mudaríamos nada..."

Em dezembro de 2019, viajou com Eliane para Paraty, no Rio de Janeiro. E foi lá, após passear em algumas praias e conhecer a cidade, que ele disse para ela "estamos no paraíso".

Era um dedicado sargento da Polícia Militar e carregava com amor a farda que usava. Nos trajetos entre trabalho e a casa, falava ao telefone com sua amada, para que ela se sentisse cuidada.

Com Eliane, compartilhava o sonho de morar na praia, ter uma vida tranquila e ensolarada. O amor entre os dois durou meses, mas ela diz: "você foi como o vento, tocou minha alma e se foi".

Nelson nasceu em Piracaia (SP) e faleceu em São Paulo (SP), aos 51 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela companheira de Nelson, Eliane Lazzari. Este texto foi apurado e escrito por jornalista Alexandre Ramos Costa, revisado por Ana Macarini e moderado por Rayane Urani em 6 de julho de 2021.