1950 - 2021
Mostrou que, com garra, coragem e responsabilidade, os sonhos se tornam realidade.
Ela era uma daquelas mães e avós que protegem os filhos e netos como leoa! Esposa dedicada, Neuza deixou tudo em Brasília para tentar a sorte em Palmas, no Tocantins, com o objetivo de ter uma vida melhor para ela e principalmente para seus filhos.
Muito ligada à família de origem, amava suas irmãs. Os encontros que faziam com frequência eram sempre organizados por ela, que incentivava a presença de todas. E quando essas reuniões aconteciam, ela era a alegria em pessoa, falando alto e rindo feliz.
“Ela era linda e super vaidosa; era o meu porto seguro e o de muitos outros”, conta a filha Luciana. "Amava plantas, flores, jardim. Amava viver e dizia que todos podiam ir antes dela, pois não tinha pressa de morrer."
Lutou pela realização de seus sonhos durante toda a vida e o último deles foi a compra de uma casa com um jardim repleto de plantas e flores, da qual usufruiu por apenas três dias, quando foi internada e não voltou mais.
“Sentimos muito a falta dela, todos os dias”, reforça Luciana.
Neuza nasceu em Pitangui (MG) e faleceu em Brasília (DF), aos 70 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela filha de Neuza, Luciana Valadares Martins. Este tributo foi apurado por Lucas Cardoso e Andressa Vieira, editado por Vera Dias, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Rayane Urani em 8 de outubro de 2023.