1961 - 2020
Sua forma de cuidar dos pacientes era tão encantadora, que inspirou a filha a trilhar o mesmo caminho profissional.
Newton, também conhecido pelo sobrenome Borges, viveu algumas experiências profissionais, mas foi na área da Enfermagem, como auxiliar e técnico, prestando assistência direta aos pacientes, que ele se realizou.
Quando mais jovem, tinha medo do contato com sangue e escolheu atuar na área da Saúde como forma de se superar e de ampliar seus limites. Logo compreendeu a complexidade e a abrangência da tarefa de cuidar de pessoas e se tornou o mais solicitado pelos doentes carentes de ajuda.
Borges exercia sua profissão com amor e praticava o cuidado para além da jornada de trabalho, contemplando todos à sua volta. Com bondade e humanidade, praticou o ideal e viveu o sentido da enfermagem.
Dono de sorriso sincero, mas discreto – já que não gostava de “gaiatice” – prezava pelo tempo compartilhado com esposa, filhos e amigos. Gostava de recebê-los em sua casa.
Apreciava a companhia dos netos e se divertia ouvindo músicas e cantando. Sempre que havia oportunidade, buscava aproveitar a praia.
A filha Alliny descreve Newton como sendo seu melhor amigo, fonte de inspiração, motivo de orgulho e de amor maior.
Newton nasceu em Goiana (PE) e faleceu em Maceió (AL), aos 58 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela filha de Newton, Alliny Borges. Este tributo foi apurado por Ana Laura Menegat de Azevedo, editado por Marina Machado Pereira Lins, revisado por Bettina Florenzano e moderado por Ana Laura Menegat de Azevedo em 31 de agosto de 2021.