Sobre o Inumeráveis

Ondina Moreira Rudolf

1951 - 2020

Uma mulher lutadora, que superou obstáculos de saúde enquanto educava gerações como professora.

Durante mais de vinte e cinco anos, Ondina educou gerações como professora, "atividade que exerceu com muito afinco até se aposentar", como conta o filho Fabrício.

Ela sabia que livros abriam caminhos e mundos, por isso seu maior sonho era ver o neto em uma universidade. Também sonhava em participar do aniversário de 15 anos da neta. Estes foram desejos infelizmente não realizados mas, em vida, Ondina já tinha superado muitas outras dificuldades, a começar por uma infância de escassos recursos.

Em 2016, como conta Fabrício, sem causa aparente seus rins entraram em falência e ela iniciou hemodiálise. Mais adiante, em um exame de rotina, descobriu o câncer Mieloma Múltiplo, dando início também à quimioterapia. Em 2018, Ondina foi submetida a um transplante de medula óssea.

"Ela enfrentou tudo sempre com muito otimismo e fé", diz o filho.

Ondina nasceu no Oiapoque (AP) e faleceu em Belém (PA), aos 68 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelo filho de Ondina, Fabrício Moreira da Cunha. Este tributo foi apurado por Malu Marinho, editado por Denise Stefanoni, revisado por Juliana Holzhausen e moderado por Rayane Urani em 12 de agosto de 2020.