Sobre o Inumeráveis

Orlando Tavares Pinheiro

1972 - 2020

Um ser humano raro que fez da Medicina sua missão de vida e nunca mediu esforços para realizar seus sonhos.

Ele foi a personificação da persistência, resiliência e foco; nunca se assustou com os sacrifícios necessários para a concretização de seus sonhos. Trabalhou como vendedor de salgados, auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem, cuidador de idosos; foi tenente do Exército Brasileiro, formou-se médico, fez residência em Cirurgia e esteve na linha de frente no combate e enfrentamento da Covid-19, até o último dia de sua vida.

Orlando não conhecia o significado da palavra “impossível”; ele simplesmente mirava o objetivo, traçava um plano, colocava na execução de seus projetos toda energia e coração. Foi um grande realizador que fez do exercício da Medicina sua missão de vida.

Era feliz demais dentro do hospital — ali era seu habitat natural —, o lugar onde nasceu para estar. Afinal, a Medicina era uma paixão antiga e, todos os caminhos que vieram antes dessa formação foram parte do processo para essa conquista. No dia de sua formatura, encheu sua família de orgulho como orador da turma.

Estudou tanto para conseguir entrar na faculdade, que acabou dando aulas de reforço para muitos aspirantes à vida universitária. Era uma forma de complementar sua renda e dividir com os colegas todo o saber adquirido em horas e horas debruçado sobre livros e apostilas. Ele teria sido um excelente professor, assim como foi um médico excepcional.

A família tinha muita admiração pelo Doutor Orlando. Mas, para seus pais, irmão, esposa, amigos e demais familiares era simplesmente o querido e amado Landinho. Um homem íntegro, cheio de determinação, doce e generoso que ensinou a todos que não há limites para a realização de um sonho. Com sua determinação e sua força de vontade inabalável, provou que a recompensa vem com muita luta, muito esforço e muito amor.

Casou-se com Arlete, sua companheira, esposa querida, parceira de sonhos e de luta. A paixão arrebatadora uniu esse casal e o amor verdadeiro foi o alicerce para uma relação construída sobre bases sólidas de lealdade e confiança. Juntos, construíram uma linda família, coroada de bênçãos com a chegada das filhas lindas, Marina e Juliana.

“Por onde passou, deixou muitos amigos. Em sua despedida final, uma multidão queria dar o último adeus. Como não foi possível, fizeram um lindo cortejo com todas as ambulâncias e inúmeros carros seguindo em carreata”, conta o irmão Bruno.

Orlando há de estar a cuidar dos irmãos em outro plano. Seu amor pela Medicina não pôde ser contido numa única vida. E, de lá das estrelas, ele há de estar iluminando todos que o amaram em vida e que tiveram a honra de partilhar a caminhada com esse ser humano extraordinário que podia encher o peito e dizer com todo merecimento deste mundo: “Vim, vi, vivi e venci a vida!”

Orlando nasceu em Campinas (SP) e faleceu em Santa Isabel (SP), aos 47 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelo irmão de Orlando, Daniel Bruno Tavares Pinheiro. Este tributo foi apurado por Ana Macarini, editado por -, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 22 de outubro de 2020.