Sobre o Inumeráveis

Osvaldo Dias

1952 - 2020

Apaixonado pela vida na roça, enfrentou as dificuldades da vida com serenidade.

Seu Osvaldo, apelidado pelos filhos por “Baixinho da Kaiser”, pois se parecia com o ator da propaganda de cerveja, foi casado com Zenaide Luz durante 45 anos. Ao longo desse tempo enfrentaram muitas dificuldades, mas como pessoas que não desistem facilmente, juntos resistiram a essas barreiras. Construíram uma numerosa família, com seis filhos: Kassia, Alessandra, Charlene, Valdir, Americo e Valmerio, nove netos e uma bisneta.

Homem batalhador, quando criança, em busca de melhoria de vida, andou do Maranhão até o Pará, juntamente com o pai, os irmãos e um cavalo. Desde adolescente trabalhou como agricultor e por isso não gostava de morar na cidade. Com muito esforço conseguiu comprar um sítio no interior, onde cuidava dos animais e da plantação e fazia farinha.

Pessoa tranquila, sempre bem-humorado, adorava fazer graça. Quando numa conversa alguém falava algo que não gostava, ele logo dizia: “Oh rapaz!”

A filha Kassia conta que Osvaldo a chamava de “Cuçuginha” por ser a caçula. Lembra ainda que, quando criança, adorava ir ao sítio do pai e depois de adulta não era diferente: os finais de semana já tinham destino certo. Os churrascos no sítio jamais serão esquecidos.

Osvaldo nasceu em Pinheiro (MA) e faleceu em Castanhal (PA), aos 67 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela filha de Osvaldo, Andra Kassia Dias Barreto. Este texto foi apurado e escrito por Lucas Cardoso, revisado por Paola Mariz e moderado por Rayane Urani em 23 de fevereiro de 2021.