1944 - 2021
Os momentos mais preciosos para Seu Osvaldo eram passados em família, na fazenda: era lá o seu lugar de paz.
Seu Osvaldo era uma avalanche de força, amor e determinação. Fez da vida um caminho lindo, em busca do que para ele podia ser o melhor: ver sua família unida e bem.
Um homem a se admirar. Cheio de coragem e força de vontade, ele começou a trabalhar muito cedo. Antes de se tornar pioneiro, na sua região, no ramo madeireiro e de materiais de construção, Seu Osvaldo fora vendedor ambulante com sua simples bicicleta de madeira. “Ele fez um pouco de tudo. Nunca teve medo de trabalho e dessa maneira, seguindo seus princípios e sonhos, foi crescendo na vida e construindo um lindo legado”, conta a neta Paloma.
Era impossível passar por Seu Osvaldo e não perceber a sua chama. Entre os amigos, na família ou no trabalho, era guiado pela paixão. Na empresa, estava sempre preocupado em entregar o seu melhor. E em casa, era doce. Carinhoso e atencioso, nunca media esforços para ajudar os seus com o que quer que fosse... Amor era o que movia esse homem.
“Tinha uma trajetória profissional admirável, mas, sem dúvida, sua maior riqueza era a família”, diz Paloma.
Tinha um coração enorme e um orgulho que transbordava. Orgulho dos sete filhos, dez netos, três bisnetos e do amor de sua vida, Lolita. Osvaldo e Lolita foram casados por cinquenta e três anos. Passaram por muitas turbulências, mas passaram juntos!
Apaixonado que era, quando estava na fazenda com a família, não passava um só segundo sem um sorriso estampado no rosto, seu dominó em mãos e uma felicidade do tamanho do amor que ele sentia pela família.
Seu Osvaldo foi um amigo querido por todos. Expandiu sua vontade genuína de ajudar a todos ao se candidatar a vereador. Viu na política uma forma segura de apoiar sua comunidade.
Homem de força inspiradora e paixão transbordante, era também um homem de fé: ia à Igreja toda semana para assistir ao culto, mesmo cansado pelo dia a dia de trabalho árduo. Amava ouvir e cantar louvores, tinha sempre na memória algumas passagens da Bíblia e "quando falava, parecia que a estava lendo.”
Osvaldo era luz, coragem e amor. Seus filhos, netos, bisnetos, sua amada esposa e todos aqueles que tiveram a honra de conhecê-lo, terão na memória o seu coração ardente e a sua dedicação ao seu bem mais precioso: sua família unida.
Osvaldo nasceu em Ipirá (BA) e faleceu em Salvador (BA), aos 77 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela neta de Osvaldo, Paloma de Oliveira Souza. Este tributo foi apurado por Lucas Cardoso, editado por Rebeca Anzelotti , revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Rayane Urani em 15 de agosto de 2021.