Sobre o Inumeráveis

Ovídio Tragino

1926 - 2020

Um homem de muita fé e falastrão, Seu Ovídio amava contar causos e comemorar seus aniversários.

Seu Ovídio, como era conhecido, nasceu em Santa Teresa mas passou uma parte da vida no interior de Linhares e a outra metade em Sooretama, onde viveu com a família.

Foi um homem religioso, político, otimista e alegre. Era muito conhecido na comunidade onde frequentava. Certamente sua fé foi responsável por ele ter suportado até mesmo a pior das doenças, pois antes da pandemia, enfrentou um câncer de mama ─ raríssimo em homens ─, e se curou. Lutou por anos quando foi acometido por uma doença circulatória, mas sua fé sempre foi maior.

Seu Ovídio era festeiro. Amava comemorar os aniversários, contar causos... Seguiu assim até o final. Foi casado por setenta anos com Luíza, mais conhecida como Dona Luci, e muitos desses anos foram de lutas junto dos filhos. Os dois se completavam nas diferenças. Dona Luci também faleceu por Covid-19, com a diferença de poucos dias e há uma homenagem para ela aqui no Memorial Inumeráveis também. Para ler, pesquise por Luíza Bezerra Tragino.

A neta Luana, em nome de toda a família, faz uma singela homenagem aos avós que ofereceram tanto amor e cuidado a todos: "Quis Deus chamar para junto Dele os dois de uma só vez, deixando nossos corações dilacerados pela perda de duas pessoas tão importantes em nossa família. Luíza foi primeiro, para recebê-lo com carinho e cuidado, assim como o tratava em vida. Dois dias depois, Ovídio partiu ao encontro da companheira de tantos anos.

Através deles somos pessoas melhores e faremos de tudo para que se orgulhem de nós de onde estiverem."

Ao encerrar a homenagem, Luana ainda conta: "Fomos informados, pelo pessoal do hospital, que ele rezou o terço e perguntou como estava Luci, sua esposa; então, cantarolou um último louvor antes de partir. Ovídio nos deixa saudades e exemplos de fé, perseverança e amor. Amor à família, amigos e conhecidos."

Ovídio nasceu em Santa Tereza (ES) e faleceu em Sooretama (ES), aos 94 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela neta de Ovídio, Luana da Silva Tragino. Este tributo foi apurado por Andressa Vieira, editado por Raiane Cardoso, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 13 de janeiro de 2021.