Sobre o Inumeráveis

Raimundo Pereira Silva

1946 - 2020

Com o dominó a tiracolo, esse nordestino piadista tinha sorriso encantador, muita alegria e amor no coração.

Sr. Mundinho, como era conhecido, era dono de um largo sorriso e de muita disposição para ajudar e viver. Orgulhava-se de sua história de vida e, principalmente, de ser nordestino.

Amava ver a família unida e reunida. Nos encontros, carregava um jogo de dominó para brincar e se divertir com as jogadas. Aliás, diversão era com ele mesmo, nunca tinha tempo ruim: contava piadas, histórias... E conhecia as canções mais engraçadas, para todas as ocasiões, inclusive para quando a comida demorava para ficar pronta: "Candeeiro apagou, acabou o gás, nessa casa não se come mais", e outras tantas de seu vasto repertório.

Aos 7 anos, o pequeno Mundinho já trabalhava na roça junto com o pai. Parou apenas ao se aposentar, em 1998.

A família era tudo para ele. Tinha um cuidado especial com a amada esposa dona Elma e com os filhos Genielza, Genielma, Magaly, Naiane e Eduardo. Mas não pense que os quatro genros e a nora ficavam em segundo plano, não! A família era tudo para ele. Raimundo já contava onze netos e um bisneto, todos muito amados também.

São lembranças como essas que a família mantém vivas, porque, quanto mais o tempo passa, mais forte é a certeza de que o amor que sentem é muito maior que a grande dor da ausência de Mundinho.

Os filhos e a esposa, assim como os genros Toninho, Midinha, Nilmar e Giovanni; a nora Flor; os netos Júlia, Valentina, Lorena, Livia, Isabelle, Rennan, Gabriela, Robson, Vinícius, Natália e Luiz Henrique; e o bisneto Arthur mandam um recado: "Divirta todos aí com suas piadas e histórias de sempre. Te amamos eternamente!"

Raimundo nasceu em Pedro Alexandre (BA) e faleceu em São Paulo (SP), aos 74 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela filha de Raimundo, Naiane Silva Moreira. Este texto foi apurado e escrito por Lígia Franzin, revisado por Paola Mariz e moderado por Rayane Urani em 23 de fevereiro de 2021.