Sobre o Inumeráveis

Ronei Zancanaro

1978 - 2020

Com sua gaita animou bailes de Brusque e reuniões familiares, com muitas canções galponeiras.

Ronei desde criança foi sempre muito criativo, inteligente e rodeado de amigos. Durante a infância, juntamente com os irmãos e as primas, era fã da série de televisão japonesa "Esquadrão Relâmpago Changeman", conforme conta Alessandra sua prima: "Gostávamos tanto da série que tínhamos até as roupas e as máscaras. Em nossos últimos encontros ainda lembrávamos disso".

Ele gostava de imitar as pessoas e tinha sempre uma piada na ponta da língua para fazer todos rirem. Para ela, Ronei foi um primo especial durante toda a vida e diz sentir muito orgulho em poder contar um pouco sobre sua vida: “No dia do meu casamento teve um papel importante. Representou meu pai, já falecido e entrou com minha mãe na igreja”.

Ele construiu sua família ao lado de sua esposa Luciana e da filha Sophia. Nas reuniões familiares, regadas à polenta, prato típico da região Sul do país, ele era o centro das atenções tocando gaita enquanto o pai, Seu Nilo, o acompanhava no violão. Nestas ocasiões ele cantava uma música galponeira chamada "Do Fundo da Grota", que se tornou impossível de ser ouvida sem que Ronei seja lembrado.

Homem trabalhador e honesto, atuava profissionalmente como autônomo em um comércio de salgados; durante a vida foi gaiteiro e vocalista do Grupo de Música Gaúcha "Embalo Campeiro" que, enquanto existiu, agitava os bailes da região.

Além disso, foi servidor na Câmara Municipal de Brusque, onde conseguiu viabilizar que as sessões ordinárias do município fossem transmitidas ao vivo nas redes sociais e, como homenagem após seu falecimento, a Sala de Transmissão da Casa Legislativa batizada com seu nome.

Deixou muita saudade e será lembrado eternamente.

Ronei nasceu em Brusque (SC) e faleceu em Brusque (SC), aos 42 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela prima de Ronei, Alessandra Jordão. Este tributo foi apurado por Andressa Vieira, editado por Vera Dias, revisado por W. de Barros Dantas Paniagua e moderado por Rayane Urani em 17 de setembro de 2021.