Sobre o Inumeráveis

Rosilda Demétrio Magalhães

1960 - 2020

Nutria a força feminina de seu povo e organizava as danças tradicionais dos Wapichana.

Rosilda pertencia à etnia Wapichana, Comunidade Indígena Barata, Região do Alto Alegre. Uma mulher batalhadora, humilde e dona de uma alegria apaixonante.

Tinha apreço pela força feminina, era vice-coordenadora do grupo de mulheres de seu povo. Nutria a beleza de suas raízes organizando as danças tradicionais Wapichana. Fazia tranças nos cabelos das crianças, cosia vestimentas, selecionava sementes e colocava mundo afora o universo de seu povo por meio das apresentações que realizavam fora do espaço físico da comunidade.

Cozinheira “de mão cheia” e boa conhecedora das medicinas da floresta, tudo o que suas mãos tocavam era feito com muito amor. Seu último trabalho foi na Escola Municipal Maria de Fátima, local onde contagiava a todos com sua alegria e carisma.

Foi casada durante quarenta e três anos com Simeão Magalhães, um militar da reserva que foi muito amado por ela. Tiveram seis filhos, formados em diferentes profissões: quatro professoras, um contador e um auxiliar bucal. Tiveram 17 netos e dois bisnetos.

Rosilda amava estar reunida com a família, inclusive com os irmãos e demais parentes.

Toda a família foi acometida pela covid-19; nesse período, coube à filha Rosivânia - única que permaneceu em pé sem se acamar -, comandar uma luta contra o inimigo invisível, cuidando dos seus, dentro do hospital e fora dele; realizou, inclusive, uma campanha de arrecadação para ajudar a família.

Rosilda, conhecida pela generosidade da mulher que ajudava a todos sem distinção, foi muito amada e deixou um vazio muito grande em todos os sentidos: como mãe, amiga, e avó que criou a metade dos netos.

Eterna rainha da família, continua sendo inspiração para que todos sigam em frente, graças aos seus ensinamentos e às suas lições de resiliência e coragem.

Rosilda nasceu em Boa Vista (RR) e faleceu em Boa Vista (RR), aos 60 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Rosilda, Rosivânia Demétrio Magalhães. Este tributo foi apurado por Lígia Franzin, editado por Vera Dias e Gabriela Veiga, revisado por Ana Macarini e moderado por Rayane Urani em 23 de janeiro de 2021.