1944 - 2020
Mestre dos livros e da arte de ensinar.
Professor Rubinho, como era afetuosamente conhecido, foi e continuará sendo uma grande referência na constituição do campo da Biblioteconomia maranhense.
Rubinho tinha um compromisso com a qualidade da Educação Superior pública.
Sua Inteligência, alegria, compromisso, dedicação e ética profissional marcaram a sua vida como docente, pesquisador, coordenador de curso, orientador, diretor e pró-reitor de Extensão, e em tantas outras atividades que assumiu ao longo de sua vida.
Como Bibliotecário, também atuou cotidianamente em prol do desenvolvimento das bibliotecas e das redes de informação no estado do Maranhão. Grande leitor, foi responsável pela permanência de uma geração de alunos e alunas no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), bem como pela formação de mentes bibliotecárias, que jamais esquecerão seus ensinamentos.
"Eterniza-se um professor. Ler, estudar e ensinar eram sua vida e ofício. Um bibliotecário iluminado", conta Aldinar, aluna, orientanda e amiga do professor Rubinho, que manterá viva a sua memória e o seu legado como mestre dos livros.
Rubem nasceu no Maranhão e faleceu em São Luis (MA), aos 76 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela aluna, orientanda e amiga de Rubem, Aldinar Martins Bottentuit. Este tributo foi apurado por Michelly Lelis, editado por Fernanda Queiroz Rivelli, revisado por Gabriela Carneiro e moderado por Rayane Urani em 11 de julho de 2020.