Sobre o Inumeráveis

Ruth Pelegrino

1944 - 2020

Cultivava suas flores no sítio, em Salto de Pirapora, com o mesmo amor que cuidava da sua família.

Uma mulher que passou por diversas lutas, mas jamais deixou que algo lhe tirasse a alegria de viver e a crença na bondade humana.

Mãe zelosa, avó carinhosa e bisavó exemplar, Ruth era a alegria dos encontros familiares. Falava alto, trocava o nome de todos os sobrinhos, e o melhor: cantava "Índia" a plenos pulmões, no karaokê da família.

Ruth amava ler. Os incontáveis livros na estante eram seus fiéis companheiros. Só deixava o mundo literário de lado, nos momentos que passava ao lado da máquina de costura ou quando estava viajando. No entanto, embora certas narrativas ocupassem um lugar especial no seu coração, os netos e bisnetos eram suas maiores paixões.

Nunca mediu esforços para ajudar as pessoas, pois seu coração não tinha tamanho. Sua maior satisfação era ajudar alguém a alcançar seu lugar ao sol.

Ruth nasceu em Osvaldo Cruz (SP) e faleceu em Salto de Pirapora (SP), aos 76 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela sobrinha de Ruth, Samara Pelegrino. Este tributo foi apurado por Millena Gama, editado por Letícia Fortes, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 22 de junho de 2020.