1958 - 2020
Trazia a serenidade em sua voz, era a segurança no meio de qualquer tempestade.
Samuel foi um homem de fé, acima de tudo. A família nutre por ele um amor genuíno e de muita gratidão. Os filhos tiveram no pai uma referência de caráter e honestidade e a esposa teve a felicidade de partilhar a vida com um companheiro amoroso e dedicado.
Samuel e Edilena moravam no município de Fordlândia, no Pará. Conheceram-se em 1996, ele contava 39 anos e a moça 20. Namoraram durante um ano; então o rapaz foi transferido a trabalho para Itaituba, também no Pará, no ano de 1997.
O casal seguiu junto para essa nova etapa da vida, Edilena já estava grávida do primeiro filho, Aclélson; neste mesmo ano da mudança de cidade eles se casaram. Foram vinte e três anos de uma união cheia de amor, carinho e muito respeito. Depois de Aclélson vieram mais dois filhos para completar a família: Sean e Sâmea.
Samuel trabalhava na CEPLAC – Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira, um órgão federal. Quando tinha uma folguinha do trabalho gostava muito de ficar deitado, assistindo o jornal ou alguma partida de futebol. Tinha imenso prazer em ler e estudar a Bíblia. Samuel tinha um talento: desenhava e fazia pinturas, desde muito jovem.
A esposa lembra com ternura que Samuel ficou extremamente feliz quando soube que ela estava grávida do primeiro filho; e que quando Aclélson nasceu sua felicidade foi marcante, foi um momento de muita alegria para o casal, assim como foi também a chegada de Sean e Sâmea; Samuel era apaixonado pelos filhos.
“Meu pai amava servir a Deus e era dedicado e muito atencioso. Ele nos passava segurança em meios aos problemas, sua tranquilidade de enfrentar as dificuldades nos trazia calmaria e paz. Foi um grande homem, amado por toda família. Em suas palavras costumava dizer que nossa estadia na Terra era passageira. Combateu o bom combate, concluiu sua missão e guardou a fé. Te amaremos para sempre meu pai”, conclui com afeto o filho primogênito.
[21:03, 08/04/2021] Aclelson Domanini Lobato Soares, Samuel Da Silva Soares: Só corrigindo, ele faleceu na cidade de Santarém no hospital regional.
[21:04, 08/04/2021] Aclelson Domanini Lobato Soares, Samuel Da Silva Soares: Se poder corrigir, grato.
[21:06, 08/04/2021] Aclelson Domanini Lobato Soares, Samuel Da Silva Soares: Nasceu em Fordlandia, morava em itaituba e faleceu em Santarém
Samuel nasceu em Fordlândia (PA) e faleceu em Santarém (PA), aos 62 anos, vítima do novo coronavírus.
Tributo escrito a partir de testemunho concedido pelo filho de Samuel, Aclélson Domanini Lobato Soares. Este texto foi apurado e escrito por Ana Macarini, revisado por Ana Macarini e moderado por Rayane Urani em 13 de abril de 2021.