Sobre o Inumeráveis

Sarah do Couto Cesar

1925 - 2020

Um nome que fez história na luta pela educação inclusiva.

A professora Sarah do Couto Cesar foi uma das mais importantes militantes da educação especial no Brasil. Mestre em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, ela foi aluna de Helena Antipoff na Fazenda do Rosário em Minas Gerais, e atuou durante anos na Sociedade Pestalozzi do Brasil. Sempre valorizou a educação, quando pouca gente falava e dava atenção ao assunto.

Com inúmeros trabalhos reconhecidos na área da educação especial, Sarah foi a primeira diretora-geral do Cenesp (Centro Nacional de Educação Especial), embrião da Secretaria Nacional de Educação Especial. A visão ampla e democrática sobre o segmento da educação fez com que ela desenvolvesse três eixos de ação no Cenesp: a capacitação de recursos humanos; a assistência técnica a instituições públicas e particulares e a reformulação de currículos para a educação especial.

Sarah era presidente de honra das Associações Pestalozzi, instituição fundada por ela e pela inseparável amiga Lizair Guarani, na década de 70, congregando mais de 200 instituições de educação especial em todo o país.

Sarah completou 95 anos no dia 10 de abril e morreu menos de um mês depois, na manhã de 8 de maio, no Rio de Janeiro, aos 95 anos.

Sarah nasceu Rio de Janeiro e faleceu Rio de Janeiro, aos 95 anos, vítima do novo coronavírus.

Jornalista desta história Vinícius Martins, em entrevista feita com x, em 18 de maio de 2020.