Sobre o Inumeráveis

Sebastião Alves de Mesquita

1925 - 2020

Tião, um avô de respeito, dedicado à família.

Na região do Sertão de Canindé, no coração do Ceará, mais precisamente em Boa Viagem, começou a vida de Sebastião, com muito trabalho desde a infância.

Já adulto, trabalhou numa fábrica de borracha. Quando tinha uns 50 anos, buscando melhores condições de vida e de trabalho para si e para os filhos, mudou-se para Diadema, no estado de São Paulo. Batalhou muito e sentia orgulho de tê-los criado honestamente.

Foi casado com Naide Alves de Mesquita, sua prima, numa união que perdurou por mais de 70 anos. Faziam quase tudo juntos, mas tinham religiões diferentes — Naide era evangélica e Sebastião, testemunha de Jeová. Respeitavam as mútuas diferenças.

Tiveram 13 filhos: Damião, Ricardo, Elias, Cosmo, Mauro, Raimundo, Antônio, Marlene, Marli, Regina, Goreth, Antonia e Fátima.

Naide faleceu em 2017, deixando grande saudade no coração do marido. Havia muito companheirismo entre eles, e amavam comer juntos: baião, galinha e cuscuz — sempre preparados pela esposa. Esses eram seus pratos prediletos. Quem passava na calçada da casa podia sentir o aroma irresistível dos temperos.

Além da paixão e dedicação pela família, a comida era um grande prazer para Tião. Uma de suas netas, Caren, lembra que quase todas as tardes os avós sentavam do outro lado da rua para pegar um solzinho, comendo melancia! E descreve uma situação engraçada: “Uma vez, quando ele estava no hospital, via comidas imaginárias passando na sua frente”.

Segundo Caren, ele era rígido mas também bem-humorado. Para ela, o maior legado deixado pelo avô foi o exemplo de força e persistência para ir em frente, até alcançar o objetivo.

Sebastião nasceu em Boa Viagem (CE) e faleceu em Santo André (SP), aos 94 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela neta de Sebastião, Caren Mesquita. Este texto foi apurado e escrito por Jornalista Bettina Turner, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 20 de junho de 2020.