Sobre o Inumeráveis

Sebastião dos Santos

1930 - 2021

Com a neta ele aprendeu a ler e, em retribuição, contava uma história na hora do café, em todo final de tarde.

Conhecido como Seu Tião, ele tinha o dom de aprender rapidamente a tocar qualquer instrumento musical que chegasse a suas mãos. Tirava som de gaita e gostava de cantar e de ouvir música, especialmente a canção de Nilton César “Receba as flores que lhe dou”.

Brincalhão, espalhava alegria fazendo piada de tudo e provocando muitos risos. Era amoroso e gostava de estar próximo aos seus. Não faltava aos churrascos de final de semana com os familiares e nem se desgrudava da esposa. Diziam que o casal era o legítimo exemplo de “unha e carne”.

Era muito apegado à neta Gabrielly, que desde pequena compartilhava com o avô os conhecimentos adquiridos na escola. Juntavam seus materiais e estudavam as lições de cada dia. Dessa forma, Seu Tião pode transformar a leitura e a escrita em fontes de satisfação.

Sebastião nasceu em Barra Bonita (SP) e faleceu em São Paulo (SP), aos 91 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela neta de Sebastião, Gabrielly Victoria Domingos dos Santos. Este tributo foi apurado por Emily Bem e Lucas Cardoso, editado por Marina Machado Pereira Lins, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Rayane Urani em 15 de agosto de 2021.