Sobre o Inumeráveis

Simão Jorge Neto

1944 - 2021

Uma vida dedicada ao amor e à espiritualidade exercida na forma de ajuda ao próximo.

Simão Jorge ou Pai Simão D'Oxalufan é amorosamente homenageado pela companheira Adelina por meio das palavras que exaltam sua saúde e sua forma de ser e de viver:

"Você era um homem altivo, de uma generosidade imensa.

Nos seus 78 anos de idade tinha mais energia que um garoto de 20. Eu vivia dizendo que você era mais forte que eu, pois tomava suas vitaminas e se exercitava todas as manhãs — além de ter uma alimentação muito boa —, mas eu estava enganada, porque essa doença chegou silenciosa e, mesmo tendo tomado todos os cuidados e as duas doses da vacina, ela te pegou.

Adorava fazer seus exercícios de caratê, ler seu jornal todas as manhãs, assistir a todos os jogos de seu time do coração, o Corinthians, e também a todos os filmes e temporadas do Karatê Kid e Kobra Kie, cujas imagens você exibia com orgulho numa camiseta que te demos e que diziam: 'Kobra Kie Never Die, No Merci'. Gostava também de falar do tempo em que trabalhou na Rádio Globo e que através daí ganhou também prestígio na vida espiritual, à qual se dedicou com afinco, amor e fé ao longo de praticamente setenta anos.

Seu sorriso largo, suas piadas (que só você achava graça) e sua satisfação quando, nas horas vagas, concluía uma palavra-cruzada, eram indescritíveis; assim como sua vontade de realizar seu trabalho, pois, até o último instante, estava ali para [atender] aos que lhe procuravam.

Era orgulhoso, teimoso, ciumento e ranzinza, mas tinha o coração enorme e uma capacidade de perdoar que até hoje não vi em ninguém.

Sou extremamente grata pelos ensinamentos e pela convivência e queria ter tido mais tempo pra lhe mostrar o quanto era importante e querido.

Você foi e será sempre meu amor. Fica difícil acreditar que você se foi. Logo você, ex-atleta, ex-lutador (quem, dos anos 1960, nunca ouvir falar dos Astros do Ring e do Príncipe Namur?).

Nunca vou me esquecer do grande homem, companheiro, amigo e 'PAI' que você sempre foi.

Saudades eternas!”

Simão nasceu em São José do Rio Pardo (SP) e faleceu em São Paulo (SP), aos 77 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela companheira de Simão, Adelina de Fátima Consani. Este tributo foi apurado por Lucas Cardoso e Andressa Vieira, editado por Vera Dias, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Rayane Urani em 8 de outubro de 2023.