Sobre o Inumeráveis

Sônia Santina Silva

1943 - 2020

Tinha um sorriso fácil, só seu, um carinho e um tempero como não havia outro no mundo.

Teve três filhos e dois netos, e destinou todo seu amor e afeto a eles. Mãe presente, prestativa, carinhosa e amável. Avó doce e querida, estava sempre preocupada com os seus. Criou os filhos com determinação e afeto, e muitas vezes ajudou também na criação dos netos. Cuidava dos primeiros e intercedia pelos segundos como apenas pessoas amorosas fazem.

Era fã do Rei, e sabia todas as músicas de cor, mas uma delas era especial: Lady Laura tocava o coração de Sônia, e ela vivia a cantarolar por aí. Com as mãos de fada, preparava uma galinhada que aquecia o coração e o estômago de quem fosse sortudo o bastante para ser convidado a comer.

Sônia tinha tanto amor em seu coração, que não o podia destinar apenas às pessoas. Por onde passava, pegava um pezinho de planta para cuidar e chamar de seu. Ultimamente sua paixão eram os cactos. Cuidava das plantinhas com amor e dedicação de mãe. Tinha também a Lalinha, cadelinha que lhe fazia companhia, e deixava sua vida mais leve. As duas eram mais do que parceiras, Lalinha sabia que Sônia era mais do que sua dona e, para Sônia, a cadelinha uma espécie de filha para ela.

Religiosa fervorosa, estava sempre na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, pedindo pelos que precisavam. Tinha um carinho especial por São José, a quem sempre recorria nas horas aflitas. Fazia boas ações porque sabia que o que se faz pelo outro, uma hora ou outra retorna ao benfeitor.

Sônia deixa saudade em todas as pessoas que tiveram a sorte de conhecer um pouco e aprender muito com a mulher doce, forte e amável que ela foi. A Paróquia Nossa Senhora de Fátima fica um pouco menor, e ninguém prepara uma galinhada como ela. Mas a saudade é momentânea, pois familiares e amigos sabem que na hora certa o reencontro chegará. Enquanto isso, seguem praticando boas ações e levando consigo os ensinamentos que aprenderam com a professora incrível que tiveram. O céu pertence àqueles de coração manso e atitudes honrosas. Pertence a pessoas como Sônia.

Sônia nasceu no Recife (PE) e faleceu no Recife (PE), aos 67 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Sônia, Luzila Patricia da silva Sousa. Este tributo foi apurado por Rayane Urani, editado por Bárbara Aparecida Alves Queiroz, revisado por Ana Macarini e moderado por Rayane Urani em 29 de maio de 2021.