1950 - 2020
Não perdia um passeio que lhe fosse oferecido, apreciava cada minuto e se deslumbrava com as paisagens.
Su, como era chamada pelos que a amavam, viveu uma linda história de amor. O casal se conheceu na vila onde moravam, e viveram juntos por quarenta e sete anos, até um câncer levar o marido, em 2019. Ela cuidou dele até seu último suspiro, e esteve sempre ao seu lado na trajetória de tratamentos.
"Ela sempre cuidou de toda a família. Dotada de uma energia única, estava sempre disposta a tudo, desde arrumar a casa, até a ajudar alguém com o que fosse", relembra o filho, Paulo Cesar.
Não perdia um passeio que lhe fosse oferecido, apreciava cada minuto e admirava a natureza de um jeito bem peculiar e seu, visualizando os detalhes e elogiando as paisagens que observava.
Como mãe e avó ela fazia de tudo, sem medir esforços. Tinha dois filhos, Paulo Cesar e Adriano, e o mais velho lhe deu três netinhos, pelos quais era apaixonada.
"O que mais ela amava na vida era ver a família reunida e sempre arrumava um jeito de fazer isso acontecer. Por vezes, apenas apreciava aquele falatório, calada, mas quem via percebia que ela estava ali feliz e realizada por estarmos todos juntos", conta Paulo Cesar.
"Uma lembrança boa que tenho é de quando íamos para casa do meu padrinho e da minha madrinha nos finais de semana. Eu adorava, ficava muito ansioso, eu gostava demais dos meus passeios com minha mãe."
Sendo uma família bem unida, costumavam dizer que a casa de um, era a casa de todos. Com seu desejo de fazer mais pelos seus, ela sempre esteve disposta a amparar os seus irmãos. Sueli tinha duas irmãs e um irmão, e eram muito próximos.
"Difícil pensar num momento mais importante com minha mãe, porque todos em que ela estava eram assim. Foi ela quem arrumou o meu primeiro trabalho, me ajudava muito no meu dia a dia."
Sueli deixa como legado sua força e o brilho do seu olhar. Deixa na lembrança o amor pela família e sua trajetória única e admirável, como mulher, esposa, mãe e avó.
Sueli nasceu em Santo André (SP) e faleceu em São Paulo (SP), aos 70 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pelo filho de Sueli, Paulo Cesar Modena Ribeiro. Este tributo foi apurado por Luma Garcia, editado por Luma Garcia, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Rayane Urani em 21 de dezembro de 2021.