Sobre o Inumeráveis

Suzete Moreira Afonso de Abreu

1970 - 2020

Ensinou sobre trabalho e família para os filhos; e se realizou no ensino superior.

Suzi foi uma guerreira, criou sozinha os dois filhos: Arlini e Nilo.

Em busca de um futuro melhor para eles, mudaram de cidade, trocaram de estado. Saíram de Belém, no Pará, e foram morar em Manaus, capital do Amazonas. Na nova cidade, não mediu esforços para educá-los.

Trabalhou em várias funções: foi doméstica, babá, copeira, costureira, cozinheira... Sempre ensinando aos seus filhos a importância do trabalho e da família.

Em 2016, realizou seu grande sonho. Suzi foi aprovada no vestibular de Serviço Social. Recebeu bolsa integral e se apaixonou com a graduação. Seu Trabalho de Conclusão de Curso abordou a situação do idoso no âmbito familiar, queria transformar o TCC em um livro. A colação de grau seria em abril de 2020, mas foi cancelada, por causa da pandemia.

No dia 03 de maio de 2020, recebeu mais uma grande notícia: foi aprovada para começar seu mestrado na Universidade Federal do Amazonas. Suzete vivia dias de muita felicidade com a nova fase de sua vida.

Era uma avó carinhosa para o seu neto Mateus, de quatro anos. “Filha exemplar. Irmã amorosa. Amiga sincera. Deixou em nossos corações lembranças lindas, que nunca serão esquecidas”, conta a filha Arlini.

Suzete nasceu em Belém (PA) e faleceu em Manaus (AM), aos 50 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Suzete, Arlini Cristina Afonso de Abreu. Este tributo foi apurado por Samara Lopes, editado por Mateus Teixeira, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 20 de junho de 2020.