Sobre o Inumeráveis

Teresa de Jesus de Freitas Duque

1930 - 2020

Com seu colinho quentinho e enorme coração, a menina das montanhas da Madeira acalentou sua família e deixou um lindo exemplo de vida.

Nascida na pequena Machico, na Ilha da Madeira, em Portugal, desde criança Teresa subia e descia as montanhas da sua querida ilha, ajudando a família nos afazeres e no sustento da casa.

Não havia chuva, sol escaldante, frio ou dor que a fizessem parar. Teresa acordava muito cedo, antes mesmo do sol nascer e, com muita coragem e determinação, rumava para sua missão diária, em direção às montanhas.

Nunca reclamava do peso do fardo e se orgulhava de cumprir brilhantemente suas tarefas. Deus era sua fiel companhia, e assim foi até seus últimos suspiros.

Se estivesse triste, rezava. Quando preocupada, rezava. E, sobretudo, se a felicidade reinava, rezava agradecida, sempre!

Após seu casamento com Antonio, em 1957, o casal veio para o Brasil, onde nasceram as quatro filhas e os quatro filhos. Depois, a alegria se completou com a chegada dos 13 netos e quatro bisnetos. A quinta bisnetinha nasceu em novembro de 2020, três meses após a partida de Teresa, ainda durante a pandemia.

Ela gostava de contar as histórias vividas na sua tão querida Ilha da Madeira. Eram lembranças dos seus pais, fatos engraçados da infância da juventude ao lado dos irmãos. Sua maior felicidade era ver toda a família reunida. Não importava a situação vivida por ela, o sorriso e a fé sempre permaneciam acalentando quem precisasse de um abraço e de um colinho bem quentinhos.

Durante quase sessenta e três anos de uma linda parceria de amor com Antonio, a menina das montanhas cumpriu ─ junto ao marido ─ a missão de educar os filhos e deixou um lindo exemplo de vida e dedicação.

Teresa nasceu em Machico, Ilha da Madeira (Portugal) e faleceu em São Paulo (SP), aos 90 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela filha de Teresa, Maria Idialina Carvalho Gomes da Silva. Este texto foi apurado e escrito por Lígia Franzin, revisado por Lícia Zanol e moderado por Rayane Urani em 2 de maio de 2021.