Sobre o Inumeráveis

Therezinha Assad Casella

1933 - 2020

A família se reunia aos sábados para comer o quibe mais delicioso do mundo, feito por ela com todo amor.

Filha de libaneses católicos, que se fixaram em Minas Gerais, Therezinha se mudou ainda jovem para o interior de São Paulo, onde construiu sua vida ao lado do marido, Raphael.

Como matriarca, tinha imenso orgulho dos filhos, João e Raphael Jr., formados engenheiros civis em instituições públicas renomadas. Dedicou-se com afinco e amorosidade aos netos, João Paulo, Ana Maria, Ana Paula, Raphael e Tiago; e lembrava-se sempre com muito carinho dos quatro bisnetos.

Colocava empenho e afeto em tudo que se propunha a fazer: da delicadeza com que tecia, por horas a fio, crochês e tricôs até o dom de cozinhar pratos maravilhosos para quem amava. A família, inclusive, se reunia todos os sábados para apreciar as iguarias árabes feitas por ela, como a coalhada e o quibe, considerado o mais delicioso do mundo pelos netos.

Exemplo de protagonismo feminino, possuía a admirável capacidade de notar e de se adaptar às mudanças que aconteciam perante o tempo, sempre enfatizando o quanto o machismo era errado e que as mulheres deveriam ser mais valorizadas.

A saudade tornou-se estado permanente nos corações de quem tão verdadeiramente a amou. Contudo, o exemplo e a solidez dos valores transmitidos por Dona Therezinha em vida, serão repassados de geração em geração, honrando seu legado eternamente.

Therezinha nasceu em Campo Belo (MG) e faleceu em Potirendaba (SP), aos 87 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelo neto de Therezinha, João Paulo Casella. Este tributo foi apurado por Andressa Vieira, editado por Andressa Vieira, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 29 de agosto de 2020.