Sobre o Inumeráveis

Valdirene Ferreira dos Santos

1979 - 2020

Entusiasta dos esportes olímpicos, seu coração vibrava ainda mais forte com o hipismo e o vôlei.

Valdirene, carinhosamente chamada de Di, era muito querida por quem a conhecia. Sua forma atenciosa de tratar as pessoas transbordava em suas ações: ela amava abraçar e presentear. Além disso, tinha também grande afeição pelos animais.

Gostava de ler, ouvir música e cantarolar. Para acompanhar suas canções favoritas, arriscava inclusive o inglês, mesmo sem dominá-lo. Tinha muitos motivos de divertimento: sambava em casa, fazia crochê e apreciava os filmes de época, sendo "Cantando na Chuva" o seu predileto. Era também uma consumidora assumida.

Era brincalhona e humilde. Di era católica e muito resiliente; quem a conhecia sabia que quando ela não gostava de algo, ainda com um sorriso no rosto, ela diria: "tenha fé".

Por outro lado, não gostava de tirar foto, era avessa à falsidade e tinha muita preocupação em não incomodar as pessoas.

Di era filha caçula e amava a sua família. Desempenhava muito bem as funções de tia, irmã, cunhada, madrinha, filha e esposa. Tinha um coração enorme, era solícita e estava sempre disposta a ajudar quem precisasse.

Trabalhou como vendedora e uma das suas grandes qualidades era a pontualidade. Levantava todos os dias às 3h da manhã, para sair às 4h50, só para não se atrasar.

Ela admirava tanto as Olimpíadas que tirava férias no período para poder acompanhar ao máximo os jogos.

Saudosa, a irmã de Di emociona-se ao lembrar como ela sempre se preocupava com todos: "Só sei que ela pensou em mim até na hora em que foi morar com Deus. Ela estava partindo, me viu chorando e me disse pela última vez — Vera vai ficar tudo bem — e depois de duas horas foi embora. Até nisso ela foi humilde, assim como ela era sempre".

Valdirene nasceu em São Paulo (SP) e faleceu em Guarulhos (SP), aos 41 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela irmã de Valdirene, Vera Lucia Ferreira dos Santos Lins. Este tributo foi apurado por Daniel Ventura Damaceno, editado por Ana Helena Alves Franco, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Rayane Urani em 6 de agosto de 2021.