Sobre o Inumeráveis

Vania Maria Santiago de Holanda

1964 - 2020

Era amor e cuidado em tudo, principalmente no trabalho como educadora.

Carta aberta de Cláudia para a amiga Vania

Nos conhecemos no curso normal, tínhamos desejos iguais: sermos educadoras. Ali se iniciaria uma amizade que durou mais de 30 anos, teve um fim apenas por causa da covid.

Vaninha, como eu a chamava, era uma pessoa muito alegre, divertida, carinhosa, generosa e parceira para todas as travessuras que nossa tenra adolescência nos permitia.

Nos formamos professoras e tivemos uma trajetória bem parecida: ela pela Seeduc(RJ) e eu pela Semed (São Gonçalo - SG), depois fomos gestoras de escolas, ambas em São Gonçalo.

Sempre conversávamos sobre assuntos relacionados à educação, nossas insatisfações, o descaso dos governantes. Também falávamos sobre nossas vidas.

Vaninha era extremamente amorosa e cuidadosa em tudo que fazia e principalmente na área em que resolveu atuar: A educação.

Era intensa. Gostosa de se ouvir e de estar perto. Trazia sempre um sorriso no rosto e um acolhimento no olhar. Ultimamente não nos falávamos tanto como gostaríamos, mas tudo que vivemos ficará guardado na memória, principalmente os dias na piscina de sua casa — na qual costumávamos brincar de pega-pega junto com o seu Jaime e com o Alexandre (seu pai e irmão, ambos já falecidos), que antes cheia d’água, hoje começa a ser preenchida pelas minhas lágrimas ao escrever essa pequenina homenagem.

Digo pequenina, porque é assim que ela fica diante de toda a sua grandiosidade, generosidade e de todo amor, presente em tudo o que fazia.

Uma mulher, uma mãe, uma avó, uma irmã, uma esposa, uma amiga, que não passava despercebida porque era maravilhosa em todas essa “funções”.

Fique em paz, minha amiga, e que os grandes mestres possam te receber em festa aí no céu, afinal, uma grande educadora está chegando para fazer parte do time.

Vania nasceu em São Gonçalo (RJ) e faleceu em São Gonçalo (RJ), aos 56 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela amiga de Vania, Claudia Jorge de Freitas. Este tributo foi apurado por Lígia Franzin, editado por Talita Camargos, revisado por Francyne Nunes e moderado por Rayane Urani em 14 de março de 2021.