Sobre o Inumeráveis

Vilma Maria

1944 - 2020

Viveu uma vida de doação. Saciava a fome dos necessitados com frutas colhidas no pomar.

Nascida em Cruzília, Minas Gerais, mudou-se para Conceição do Rio Verde, no sul do estado, onde cresceu junto com sua irmã gêmea, com quem tinha uma conexão muito especial. Foi criada no seio de uma família numerosa e muito unida, que viveu com alegria os valores cristãos da fé, do amor, da solidariedade e do trabalho. Ainda criança, aprendeu também as habilidades do cuidado doméstico.

Em 6 de janeiro de 1961, aos 21 anos, Vilma Maria recebeu o chamado do Divino Mestre ao se encontrar com a Madre Maria Helena Cavalcanti, fundadora da congregação em que trabalhou. A resposta dela foi imediata e definitiva: naquele dia começava uma missão de entrega total, alegre e fiel na Congregação de Nossa Senhora de Belém (que duraria 55 anos). A partir de então, foi rebatizada religiosamente como Irmã Maria de Nazaré.

O convento no qual morou ficava em um sítio em Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro, e tinha um lindo gramado, cheio de flores e árvores frutíferas, das quais Maria cuidava com todo carinho. Era uma jardineira extraordinária e tinha uma afeição especial pelos lírios. Segundo Madre Helena, fundadora da Congregação, a maior qualidade da Irmã Maria de Nazaré era transformar o simples em algo maravilhoso.

Todos amavam sua comida: tinha um tempero especial. Seu feijão, arroz ou purê eram sempre deliciosos, mas a sua especialidade mesmo era o pudim de leite. Por isso, Maria ensinava as irmãs mais novas a arte da culinária. Ensinava também a desenvolverem amor e gratidão por todos os presentes dados pelo bom Deus através da natureza. Ela costumava separar os frutos das árvores que cultivava para serem distribuídos aos que batiam à sua porta com fome.

Com o trabalho de sua vida, edificou a todos. Uma mulher muito simples que colocava muito amor em tudo que fazia, sem chamar atenção, nem pedir nada em troca. Maria de Nazaré gostava de dizer para suas Irmãs que "Servir a Deus é reinar".

Vilma nasceu em Cruzília (MG) e faleceu no Rio de Janeiro (RJ), aos 76 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela freira da Congregação de Nossa Senhora de Belém de Vilma, Rosilene Marinete Ferreira da Costa. Este texto foi apurado e escrito por Lucas Rangel, revisado por Paula Ledo dos Santos e moderado por Rayane Urani em 10 de maio de 2021.