Sobre o Inumeráveis

Berenice Felix de Assis

1941 - 2020

Agricultora com cheirinho de bebê, cultivou o amor e a fé.

Berenice foi casada com Francisco Assis, teve nove filhos (Ariaucy, Maria Lucy, Josefa, Edileide, Geralda, Francisco, Erineuda, Lucilene e Antonio), 22 netos e dez bisnetos.

Ela era agricultora. Trabalhou na roça para sustentar os filhos. Plantou e cultivou, dentre outras coisas, amor e fé; colheu o carinho e a admiração da família, a alegria e a amizade das pessoas. “Todos os dias ela falava com os filhos pelo aplicativo de mensagens. Tinha um amor e uma proteção incondicional com cada neto. E muitos amigos, era uma pessoa muito amada”, conta a neta Vitória.

Mulher de fé, Berenice era devota de Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima e do Divino Pai Eterno. “Tinha uma fé inabalável e uma reza muito forte, que só ela sabia e entendia”, declara a neta.

No hospital, afirma Vitória que o último pedido da avó aos médicos antes de ela ser intubada foi dizer aos filhos que rezassem, que ela iria sair daquela situação. "Como sempre, ela não perdeu a sua fé”.

Duas cenas da avó marcam essa neta: a avó limpinha e cheirosa sentada à mesa da cozinha. “O que ela mais gostava era de tomar banho”, conta. E a lembrança do abraço apertado ─ “aquele abraço que melhorava o dia de qualquer pessoa, aquele abraço confortante”, recorda Vitória.

São essas lembranças recheadas de alegria e “com perfume de bebê” que compõem a imagem de Berenice e que ficam marcadas com saudade e gratidão nessa família.

Berenice nasceu em Cajazeiras (PB) e faleceu em Cajazeiras (PB), aos 79 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela neta de Berenice, Vitória Gomes Felix. Este tributo foi apurado por Denise Pereira, editado por Denise Stefanoni, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 16 de novembro de 2020.