Sobre o Inumeráveis

Francisco José de Oliveira Victorino

1949 - 2021

Gostava tanto de novidades que desejava viajar no primeiro foguete que levasse passageiros à Lua.

Com sua sede de conhecimentos, Francisco apreciava a leitura e os estudos sobre todos os assuntos. Determinado, conseguiu se formar no Curso de Engenharia aos 68 anos de idade.

Amava com todas as forças sua esposa Maria das Neves a quem chamava de "Santa". Era um bom profissional, bom pai, marido e avô. Meio molenga com os netos fazia tudo o que eles queriam, porém era exigente quanto ao estudo, tanto deles como das filhas já crescidas e a quem ele chamava pelos números: Filha n° 1, Filha n° 2 e Filha n° 3.

Era brabo, reclamão, exigente assim como cuidadoso, zeloso, protetor e firme em seus posicionamentos como conta a filha Ana Lúcia: “Sempre que queria fazer algo que talvez não concordássemos, terminava a frase perguntando: Conversamos? Que para ele significava: "Estamos combinados?".

Ele falava muito de Jesus e era de uma generosidade sem fim, chegando ao ponto de ter saído arrumado de casa em dia frio e voltar sem camisa, porque deu seu casaco a quem precisava.

Era capaz de, por solidariedade, fazer Ceia de Natal para os moradores de rua. Muitas são as histórias que deixou na memória da família, como a que aconteceu um certo dia quando ele estava no portão e foi abordado para ser assaltado.

Na hora ele disse ao assaltante que não tinha nada para ele. O rapaz o informou que estava fazendo aquilo, pois estava passando necessidade. Então, lhe disse que não possuía dinheiro, mas que tinha um prato de comida e que, pelo menos naquela hora, ele não teria fome. Entrou com ele que se sentou na escada do prédio e almoçou.

O que pareceu loucura para alguns, para ele significava apenas que quem já passou necessidade, entende a fome alheia, ao final desse episódio, o rapaz lhe disse que estava com vergonha por ter tentado assaltá-lo e que após comer ele nunca mais o veria. E assim aconteceu... ele almoçou e foi embora para nunca mais.

Assim viveu José Francisco!

Francisco nasceu em Rio de Janeiro (RJ) e faleceu em Rio de Janeiro RJ, aos 71 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Francisco, Ana Lucia Quental Victorino. Este tributo foi apurado por Rayane Urani, editado por Vera Dias, revisado por Magaly Alves da Silva Martins e moderado por Rayane Urani em 30 de novembro de 2021.