1934 - 2020
Preparava uma deliciosa buchada de bode para recepcionar o amado filho.
Conhecida carinhosamente por Dona Irene, foi uma excelente mãe, avó e bisavó. Um exemplo de mulher e uma grande guerreira.
Foi casada com David José e dessa união tiveram quinze filhos. Oito faleceram na primeira infância, na década de 1970, o que era muito comum no interior de Pernambuco.
Com a perda do esposo, em novembro de 1972, Irene criou e educou com muito amor e dedicação os sete filhos que ficaram: Dorgival, Daniel, Dioneide, Demerval, Dalvanete, Deasolange e Delzuíta.
Foi uma pessoa carinhosa, amável e batalhadora para seus filhos, netos e bisnetos; uma pessoa que sorria para vida, mesmo após ter tido um AVC, em 2012.
“Minha mãe morava em Serra Talhada", conta o filho Dorgival, que mora em São Paulo, "e sua felicidade era imensa ao saber que todos os anos, em dezembro, eu estaria com ela. Quando minha mãe tinha saúde, ao saber da minha chegada, preparava um delicioso baião de dois ou a famosa buchada de bode que todo nordestino adora.”
Saudoso, o filho, rememora: “Os maiores momentos de felicidade aconteciam quando eu tirava minhas férias, em 21 de dezembro, para comemorar o aniversário da minha mãe. Eu passava esse período junto a ela, ouvindo Fábio Júnior e Teixeirinha, seus cantores preferidos – era um mês muito especial tanto para mim como para ela”. E acrescenta: “Ah, como ouvimos a canção Mãe, de Fábio Júnior! Essa música sempre me fará lembrar dela”.
Um pequeno trecho dessa música resume todo o amor que Dorgival sente por sua saudosa mãe:
“Mãe, teu infinito amor
Eterno amor é tão profundo
Mãe, você parece às vezes
Que é mãe de todo mundo
Mãe, agora aqui, diante de você, declaro
Minha vida fica mais bonita
Com você do lado
Te amo tanto, tanto, e te agradeço sempre
E sempre que eu puder eu estarei por perto, claro”
Irene sempre será lembrada pelo grande amor que transmitia aos seus familiares e por seu exemplo de força e determinação.
Irene nasceu em Serra Talhada (PE) e faleceu em Serra Talhada (PE), aos 85 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pelo filho de Irene, Dorgival José do Nascimento. Este tributo foi apurado por Andressa Vieira, editado por Thalita Ferreira Campos, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Rayane Urani em 22 de julho de 2021.