Sobre o Inumeráveis

Jacione Costa Cardoso

1980 - 2020

Apreciava os passeios, na companhia dos filhos, pelas praças e balneários nos arredores de Macapá.

Quando pequeno, o maranhense Jacione ajudava o pai a vender vários produtos no mercado e na feira. Desta convivência diária com diferentes pessoas, formou sua personalidade expansiva e generosa. "JC, como o chamávamos, acreditava em um mundo melhor, em uma sociedade com menos desigualdade e, por isso, buscava e sonhava realizar mudanças", conta a amiga Danielle.

Comunicativo, o primeiro emprego de JC foi em uma rádio. Gostava da ideia de se tornar locutor, e acabou por se envolver com política. Trabalhou em várias secretarias e órgãos públicos e, atuou como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa da capital do estado do Amapá, em Macapá.

"Jacione era um ser humano inigualável, de um coração imenso e alegre, que gostava de viver. Seu maior medo era deixar sua família desamparada, pois era o porto seguro e esteio da sua casa", recorda Danielle. Pai de cinco filhos: Felipe, Victoria, Débora, Jamile e Isabelly, JC fazia o estilo "superprotetor" e estava sempre ao lado deles. Assistiam a filmes, iam ao shopping, às praças e aos balneários nos arredores de Macapá. Gostavam de se divertir. "Ele deixa, além dos filhos, mãe, irmãos e muitos amigos, desde os tempos da escola, órfãos de sua bondade e de sua grande alegria". ressalta a amiga.

Na celebração de seus 41 anos, JC reuniu a família e os amigos mais próximos para comemorar. "Impossível ouvir um pagode sem nos lembrarmos dele", afirma Danielle. Foi uma festa inesquecível. Para completar a alegria, ele realizou o sonho de comprar um carro.

JC deixa um legado de respeito por todos aqueles que conviviam diariamente com ele. "Ficam com a gente as lembranças de sua presença leve e divertida".

Jacione nasceu Maranhão e faleceu Macapá - Amapá, aos 41 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela amiga de Jacione, Danielle Santos. Este tributo foi apurado por Luisa Pereira Rocha, editado por Luciana Assunção, revisado por Bettina Florenzano e moderado por Rayane Urani em 30 de março de 2022.