Sobre o Inumeráveis

Abdias Martins de Moura

1936 - 2020

Um homem apaixonado pela vida. Filósofo da paz, do amor e da resiliência.

Um ser de muita luz. Cheio de otimismo e perseverança. Um nordestino apaixonado pela natureza e que desaguava todo seu amor ao cuidar da sua chácara.

Era daqueles que não desistia fácil. “Insistente e teimoso”, tinha em mente, desde cedo, que nascera para vencer. Sua origem humilde e família numerosa foram combustíveis para que fosse servir às Forças Armadas. Assim o fez, deixando a sua pacata cidade para que pudesse conquistar os seus objetivos.

Autointitulado “filósofo da paz”, enviava, diariamente, a todos os seus contatos do celular, mensagens de paz, amor e felicidade. Era profundamente apaixonado pela vida e fazia questão de compartilhar este sentimento com os que viviam ao seu redor.

“Como filha caçula, fazia todos os meus gostos, principalmente nas guloseimas. Mamãe reclamava, mas ele sempre me paparicava. Trabalhávamos juntos: ele, eu e meu irmão, mas ele sempre queria comandar tudo. Seu sonho era ter uma vida longa, pois se espelhava no pai dele, meu avô, que viveu até os 94 anos”, relembra a filha Luiza de Marilac.

Seu Abdias era mesmo o chefão da família, sempre abraçando as responsabilidades. Um amante da vida que, mesmo em meio às dificuldades, mantinha-se otimista e amável.

“Ele era muito forte. Enfrentou vários problemas de saúde: duas cirurgias de ponte de safena num período de seis meses, também sofreu um AVC. Recuperou-se totalmente. Mesmo com 84 anos, sentia-se jovem e bem, não se deixava abater pelos problemas. Tinha muita garra e muita vontade de viver”, conta, carinhosamente, a filha Luiza.

Ele não pôde chegar aos 94 anos como o pai, infelizmente, mas partiu muito orgulhoso de tudo que aqui construiu e viveu. Afinal, fez a sua vida extraordinária e, com sabedoria, compartilhou.

Seu legado jamais será esquecido. Cada ensinamento deixado seguirá direcionando e abraçando todos que tiveram a graça de partilhar ao seu lado.

Abdias nasceu em Tianguá (CE) e faleceu em Recife (PE), aos 84 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Abdias, Luiza de Marilac Gomes Martins Bezerra. Este tributo foi apurado por Lígia Franzin, editado por Thiago Santos, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 12 de setembro de 2020.