Sobre o Inumeráveis

Abelin Maria Pereira Cardoso

1956 - 2020

Sua alegria de viver se traduzia num gostoso pão de mel.

“Minha neném tinha dias de nascida e fui trocar a fralda”, começa Fernanda, lembrando-se de sua mãe. “Assim que tirei a fralda, ela fez xixi e escorreu pelas costas. Pedi pra minha mãe pegar um pano. A neném chorando, meu pai com a minha cachorra no colo e minha mãe rodando no quarto, igual a um peru, sem saber o que fazer. E eu rindo com todo o cenário, segurando as pernas da criança pro alto.” Ter essa neta era o seu maior sonho. Isso foi em 2019.

Formada no antigo “curso de magistério”, a carioca Abelin, que trabalhava como autônoma, pôde ter se atrapalhado com as fraldas da neta, mas era o tipo de pessoa que “tinha solução pra quase tudo”, diz a filha. Dona de uma contagiante “alegria de viver”, a sexagenária Abelin gostava de festa e fazia um famoso pão de mel.

Abelin nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e faleceu em Brasília (DF), aos 64 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Abelin, Fernanda Gabriela Cardoso Guedes. Este tributo foi apurado por Thyago Soares, editado por Joaci Pereira Furtado, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 17 de janeiro de 2021.