1945 - 2020
À frente do volante, realizava-se em longas viagens de carro entre o exercício do trabalho e sua terra natal.
Depois de longos anos como militar da Força Aérea Brasileira na capital federal, a aposentadoria estimulou Adão a fazer longas viagens de carro, principalmente para sua terra natal nas Minas Gerais, local onde decidiu passar os seus últimos anos de vida. Na sua visita derradeira a Brasília (DF), no entanto, a plena atividade possibilitou-lhe dirigir sozinho mais de 980 quilômetros, justamente como gostava de fazer.
Disciplinado e exigente com os filhos, relaxou seu rigor a cada neto que nascia. "Ele se tornava um avô cada vez mais amoroso e participativo, chegando ao ponto de ser aluno da neta Mariana", conta a filha Carmelita.
Seu amor à vida lhe permitia se encher de planos e, a cada aniversário, católico como sempre fora, pedir a Deus por mais cinco anos como presente.
Adão nasceu em Cataguases (MG) e faleceu em Cataguases (MG), aos 75 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela filha de Adão, Carmelita Pereira Cardoso . Este tributo foi apurado por Andressa Vieira, editado por Cris Marcondes, revisado por Fabiana Colturato Aidar e moderado por Ana Macarini em 9 de outubro de 2023.