Sobre o Inumeráveis

Aldemir José de Sousa

1956 - 2020

O turrão de coração mais mole e riso mais fácil que já existiu.

No trabalho, ele era conhecido como o Vovô. Para os amigos, era o famoso Demi ou Cabeça Branca. Para os filhos, era carinhosamente o papai ou veinho e, para a esposa, simplesmente Binho. Aldemir era vários em um só.

Sempre teve um ritmo de vida acelerado, nunca foi de ficar parado. “Saía cedo para o seu trabalho no banco, mas antes ia comprar pão, fazer cooper ou andar de bicicleta. Sempre ia almoçar em casa”, relata sua filha Ivina.

Depois que se aposentou, todos os dias pela manhã, ligava seu radinho e ficava ouvindo música. Depois ia para sua rotina que incluía andar de bicicleta, ir ao supermercado, à feira e ao centro da cidade.

Quem não o conhecia e o olhava via um semblante sério, até ríspido, mas quem o conhecia sabia que de turrão não tinha nada. “Ele ria fácil, ria de cada bobagem... ria mexendo os ombros e colocando a mão na boca. Sempre tinha alguma tirada engraçada”, lembra com carinho sua filha.

Adorava filmes com temática de luta e guerra, “às vezes, deixava a gente doido com o barulho dos tiros dos filmes de ação que assistia. Porém, quando via um filme ‘água com açúcar’, se emocionava e chorava”.

Aldemir cuidou muito bem de sua família, fez de tudo por ela. “Soube educar a mim e aos meus irmãos, e era completamente apaixonado pela mamãe.”

Ivina fala sobre os ensinamentos e o legado que seu pai deixou: “Ele nos ensinou que devemos correr atrás do que queremos, para não depender de ninguém. Ensinou que a gente demonstra amor com ações e não com palavras. Ele era força pura e passou seus últimos dias lutando bravamente. Sempre vai ser, para nós, um pai presente, um esposo apaixonado e um amigo leal”.

Aldemir nasceu em Fortaleza (CE) e faleceu em Fortaleza (CE), aos 63 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Aldemir, Ivina Queiroz de Oliveira Sousa. Este tributo foi apurado por Lígia Franzin, editado por Marcela Matos, revisado por Lígia Franzin e moderado por Phydia de Athayde em 9 de outubro de 2020.