1953 - 2021
Ensinou a filha a ter respeito, garra, amor e solidariedade por tudo e por todos.
Seu Alípio perdeu o pai ainda criança, aos oito anos e tinha um irmão a quem chamava carinhosamente de "Meu mano".
Trabalhou fazendo churros em São Paulo, depois foi segurança e arquivista em um banco. Conheceu sua esposa, Terezinha, a Tetê, durante os bailes que frequentava no bairro em que morava, ela era irmã de um grande amigo seu.
Amava os animais, já teve gato, cachorro, até pato… Antes de partir ele cuidava de 2 cachorros e 3 gatos, todos muito mimados, do mesmo modo tratados com amor. Cuidava também das plantas e das árvores frutíferas de sua casa.
Nas horas vagas, Alípio gostava de apostar na loteria, assistir vídeos de receita para reproduzir no final de semana e ouvir música. Seus favoritos eram Johnny Rivers, Creedance, Renato e seus Blue Caps.
Ele divertia sua família com seu jeitão "sem filtro", com apelidos e indiretas. Se animava em cozinhar para eles, seu maior prazer era fazer uma grande panela de feijão, arroz, carne assada e observá-los comendo felizes, satisfeitos. Apesar de ser um pouco bruto e sistemático, seu coração era o mais doce do mundo, mole como manteiga e seu abraço era fofo.
Adorava qualquer tipo de esporte e sabia um pouco sobre cada um deles: tênis, basquete, futebol americano, golfe… Entretanto a sua paixão era o futebol! "Me lembro de quando assistíamos aos jogos do Palmeiras juntos. Quando ganhou a Libertadores pela primeira vez, nós estávamos na sala assistindo e foi uma felicidade enorme!" Relembra a filha Rafaela.
"Tinha um grande amor por sua família e fazia de tudo para nos agradar. Era o melhor pai do mundo e dentre tantas coisas, me ensinou a ser resiliente, ter calma e equilíbrio, mesmo nas adversidades".
Alipio nasceu em Primeiro de Maio (PR) e faleceu em Pirassununga (SP), aos 68 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela filha de Alipio, Rafaela Saunite Guimarães. Este tributo foi apurado por Mariana Nunes, editado por Mariana Nunes, revisado por Magaly Alves da Silva Martins e moderado por Rayane Urani em 28 de abril de 2022.