1963 - 2020
Uma mulher autêntica, que não guardava palavras para mais tarde; o que tinha de dizer, dizia na hora.
Esta é uma homenagem de Rose Patrícia à sua amada tia:
Tia Ana Maria teve três filhos, Junior, Hugo e Edwirgens. Extremamente generosa, ajudava o próximo com muita frequência. Solícita, colocava-se à disposição sempre; fosse cuidando de um filho, sobrinho ou irmão. Quando minha avó faleceu ela assumiu o posto de mãe dos dois irmãos mais novos.
Cozinhava muito bem, colocava capricho e afeto em cada prato que preparava. Até a comida mais simples, qualquer prato de todo dia virava uma preparação especial.
Minha tia era uma pessoa completamente direta, não tinha reservas para expor o que pensava. Totalmente espontânea, dizer umas verdades era com ela mesma. Chegava a ser engraçado o quanto ela era sincera.
Sua preocupação e cuidados sempre foram maiores com o próximo do que com ela mesma; até quando adoeceu, fez questão de evitar o contato com os familiares para protegê-los; uma verdadeira mulher de coragem e coração generoso.
Ana nasceu em Recife (PE) e faleceu em Recife (PE), aos 57 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela sobrinha de Ana, Rose Patrícia Afonso Lira Nascimento. Este tributo foi apurado por Lucas Cardoso, editado por Ana Macarini, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Rayane Urani em 13 de setembro de 2021.