Sobre o Inumeráveis

Anna Norina Konzen

1931 - 2020

Mulher sincera e direta, tanto para mostrar carinho, quanto para expor suas dores.

Foi uma mulher forte, sincera e direta. Não cansava de demonstrar o amor que tinha por filhos, netos e bisnetos, ao mesmo tempo que nunca escondia os fardos e dores que carregava. Conseguia mostrar quem era com transparência, expondo suas qualidades e seus defeitos. "A minha vó era uma mulher que não acreditava na romantização da vida", diz o neto Luiz Carlos Marin Konzen.

Era da quinta geração de uma família germânica e teve como primeiro idioma o alemão.

Ao lado do marido, Carlos Ignácio, com quem teve cinco filhos, foi comerciante a vida inteira, sendo dona, por mais de 30 anos, do bar mais popular da Praça Matriz, em Lajeado (RS). Por lá ficou conhecida e era adorada, pois sempre teve prazer em bater papo e ser simpática com todos.

Ao longo de toda a vida, foi clara ao expor as causas de suas maiores dores, mesmo que não conseguisse amenizá-las ou resolvê-las. Foi assim, por exemplo, com a morte precoce do filho Odone, aos 18 anos. "Qualquer que fosse o assunto a fazia lembrar do filho que morreu em um acidente de carro. Mas, mesmo com esse fardo que a seguiu pela vida, teve a capacidade de ter uma vida prazerosa e feliz", conta o seu neto.

Anna viveu 50 anos em Lajeado, ao lado do marido e dos filhos. Tinha um talento natural para a costura — era "uma costureira de mão-cheia", como diz Luiz. Mas, encontrou nas danças dos bailes da terceira idade de Lajeado e no coral da igreja da cidade (nunca perdia a missa aos domingos) seus locais de lazer.

Após a morte do marido Carlos, em 2014, viveu os últimos anos junto de sua inseparável companheira, a cachorrinha Bibi, de 16 anos, e completamente dedicada a sua fé.

Anna nasceu em Cruzeiro do Sul (RS) e faleceu em Lajeado (RS), aos 88 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pelo neto de Anna, Luiz Carlos Marin Konzen. Este texto foi apurado e escrito por Jornalista Henrique Bergmann, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 13 de junho de 2020.