Sobre o Inumeráveis

Annunciata Romano Gonçalves

1935 - 2020

Mulher negra que juntou em sua alma destemor e amor, sem reservas e sem medida, desconhecia o significado do verbo "desistir".

Dona Tatá, assim era carinhosamente chamada essa mulher forte que teve nove filhos. Dois deles, Valquiria e Marcelo, foram adotados e receberam amor e carinho em altas doses, assim como os demais: Valeria, Marcia, Rose, Regina, José, Leandro e Rogério. Em seu coração genuíno de mãe jamais houve espaço para diferenciação.

Batalhou sozinha e com bravura para criá-los, passou por dificuldades e discriminação, mas nunca desistiu.

Trabalhou como doméstica por muitos anos, até conseguir um emprego como merendeira na Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, onde se aposentou. Com muito esforço, Annunciata tirou sua carteira de habilitação, e seu primeiro carro foi adquirido apenas com a aposentadoria.

Era uma mãe exemplar, amorosa, uma avó excelente que amava muito seus netos e bisnetos. A filha Valquiria lembra até hoje do vestido de formatura feito pela mãe, que era também uma ótima costureira. "Só tenho a agradecer a mãe que ela foi para mim e para meus irmãos. A última vez que a vi foi no Dia das Mães, em 2020, ela teve a oportunidade de falar que me amava e que amava minhas filhas", conta Valquiria.

"A nós, restam a saudade e a dor de dar adeus a uma mulher de fé inabalável, devota de Nossa Senhora de Fátima e de Nossa Senhora Aparecida que partiu sem suas vestes preferidas e sem os rituais habituais de despedida", lamenta Valquiria.

Annunciata nasceu em Paraibuna (SP) e faleceu em Ferraz de Vasconcelos (SP), aos 84 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela filha de Annunciata, Valquiria Romano Santos. Este texto foi apurado e escrito por Lígia Franzin, revisado por Ana Macarini e moderado por Ana Macarini em 4 de abril de 2021.