1972 - 2020
Professor querido, contagiou a todos com ensinamentos e risadas.
Antônio trabalhava em Caruaru para estar em um lugar mais tranquilo. Segundo ele, "para não ser necessário viajar tanto". Trabalhava em escolas de dois municípios, ensinando Geografia.
Tinha enorme preocupação de não conseguir se aposentar. Por isso, estava sempre atento às mudanças trabalhistas. Contava os dias para poder descansar um pouco. "A vida como professor não é fácil", dizia.
Muito ligado ao evangelho e dotado de uma alegria expansiva, sua risada ecoava em cada canto da escola."Parece que ainda dá pra ouvir", lembra Sheyla Maria, colega de trabalho.
Em março, veio um novo vírus e, com ele, a necessidade de mudar a didática das aulas de tantos e tantos anos. O professor viu-se obrigado a adaptar-se às mudanças. Agora, usaria um celular ou um computador para atender seus alunos.
Não deu tempo. Antônio se contaminou. Internado, não conseguiu vencer a batalha. "Logo você, amigo, que tanto lutou pela educação dos jovens", lamenta Sheyla. "Ficará para nós sua risada contagiante e o seu jeito doce de ser."
Antônio nasceu em Barra de Guabiraba (PE) e faleceu em Caruaru (PE), aos 48 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela colega de trabalho de Antônio, Sheyla Maria de Oliveira Vasconcelos. Este tributo foi apurado por Jéssica Avelar, editado por -, revisado por Daniel Schulze e moderado por Rayane Urani em 16 de agosto de 2020.