Sobre o Inumeráveis

Antonio Dantas Bastos

1945 - 2020

Um homem movido por paixões: era assim com sua família, com seu time de coração e com o seu sertão.

Antonio foi uma pessoa íntegra e era considerado extremamente sincero. Adorava e fazia questão de se manter informado sobre assuntos relacionados a política e economia.

Além disso, gostava de vários tipos de entretenimento: “O maior cinéfilo que já conheci na vida. Não é à toa que os nomes das filhas, que ele mesmo escolheu, são em homenagem a atrizes. Eu, em homenagem à Sophia Loren, e a Gina, em homenagem à Gina Lollobrigida. Só assim ele poderia ter duas atrizes de cinema só dele”, conta sua filha aos risos. Ela completa com “perdi as contas de quantas vezes assistiu Prision Break, mas a série preferida mesmo era Breaking Bad.”

Um homem que amava a natureza, as coisas do sertão, observar o céu, a lua e as estrelas. Um dos maiores prazeres era escutar as músicas de Luiz Gonzaga.

Sofia comenta sobre alguns dos seus passatempos: “Adorava os animais e sabia lidar com vários, um dos poucos homens que eu conhecia que sabia montar muito bem a cavalo. Um homem de superstições, ele adorava quando conversávamos sobre assuntos de espiritismo, astrologia, ufologia e por aí vai.”

Outra paixão era o time de coração, o Fortaleza Esporte Clube, foi um eterno tricolor de aço. “Não abandonou o time em nenhum momento. Viu o Fortaleza ser campeão da série B, com o acesso para a série A, e campeão da Copa do Nordeste.”

Sua filha, Sofia, fala emocionada: “Perdi uma das pessoas mais importantes da minha vida, meu pai. Não foi fácil, não está sendo fácil. Enfim, pai, assim como a minha irmã disse, o senhor partiu, mas o seu legado e luta continuam. Descanse em paz, nunca te esqueceremos.”

Antonio nasceu em Catingueira (PB) e faleceu em Fortaleza (CE), aos 75 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Antonio, Sofia Oliveira Dantas. Este tributo foi apurado por Andressa Vieira, editado por Marcela Matos, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 19 de setembro de 2020.