Sobre o Inumeráveis

Antônio Ivoní Oliveira Melo

1939 - 2020

Dono de passos firmes e um coração gigante, foi escritor de lembranças marcantes durante os seus 80 anos.

Sr. Antônio, Antônio da Jô, Antônio do Shop ou papai Antônio (para os mais próximos).

Não obstante seus 80 anos, tinha uma voz firme e decidida, assim como seus passos quando caminhava na praça em frente de sua casa, todas as manhãs. Tinha um jeito encantador.

“Dizia, com um carinho inigualável, que eu era preguiçoso por acordar às 9 horas da madrugada. O que ele não sabia é que, muitas vezes, às 6 horas da manhã eu o via, através da veneziana da janela, caminhando na praça. Eu preferia não revelar que o espreitava tão cedo, pois adorava a entonação que ele dava ao ‘preguiçoso’. Certa vez, pedi-lhe que me desse um relógio antigo de parede que lhe pertencia. A resposta foi: ‘dar, no meu dicionário, corresponde a bater, e eu não bato em ninguém´. Não ganhei o relógio. Também fiquei sem meu amigo, mas permanece em meu coração a doce lembrança de sua passagem entre nós.”, diz saudosamente o amigo Edilson.

Antônio nasceu em Cratéus (CE) e faleceu em Fortaleza (CE), aos 80 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelo amigo de Antônio, Edilson Neto. Este tributo foi apurado por Malu Marinho, editado por Andressa Cunha, revisado por voluntário e moderado por Rayane Urani em 29 de maio de 2020.