1947 - 2020
Esquecia-se do tempo quando estava no jardim, estar com suas plantas era uma forma de encontrar a paz.
Aparecida nasceu em Formosa, pequena cidade do interior de Goiás. Cresceu aprendendo a valorizar o trabalho e a família, valores que guiaram seus passos até o fim de seus dias. De origem simples, casou-se com o amor da sua vida, e junto ao marido, construiu uma linda família. Mãe de cinco filhos, criou-os com muita simplicidade e amor. “Em sua simplicidade, ela e meu pai criaram os filhos com orgulho de serem pessoas honestas e de caráter. Tivemos uma infância normal e natural de uma família muito simples, que possuía muita vontade de crescer”, lembra o filho, Rosival.
Aparecida gostava muito de cuidar do seu pequeno quintal, cultivava plantas medicinais e hortaliças diversas. O hobby era como uma terapia, ver as plantas crescerem e se desenvolverem deixava mais feliz. A paixão era tanta que as horas passavam sem ela notar. “Além de gostar de suas plantas, ela sempre procurou ter um bichinho de estimação para lhe fazer companhia. O último foi uma gatinha, que acabou ganhando um pouco da sua personalidade. Era engraçado como elas eram parecidas”, conta emocionado o filho.
Sua simplicidade marcou a vida dos filhos. O maior legado que ela deixou foi a humildade e honestidade. Pelos olhos de Rosival, a mãe era uma mulher de pulso firme, justa, cheia de sonhos e com grande vontade de viver. “Tento todos os dias guiar a minha vida com base nos princípios de minha mãe", afirma o filho que quer relembrar de Aparecida como uma mãe que fazia tudo pensando no bem dos seus filhos, com muito amor e dignidade.
Aparecida nasceu em Cabeceiras (GO) e faleceu em Formosa (GO), aos 73 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pelo filho de Aparecida, Rosival Gonçalves da Silva. Este tributo foi apurado por Giovana da Silva Menas Muhl, editado por Fernanda Queiroz Rivelli, revisado por Claiane Lamperth e moderado por Rayane Urani em 22 de março de 2022.